Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
22/08/2019
PT lança Janete para presidente do DM de Botucatu


Carlão disputa a coordenação na região

Com Assessoria


O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Botucatu estará, pela primeira vez em seus mais de trinta anos de História, sob o comando feminino. A nova presidente da legenda pelos próximos quatro anos será Janete dos Santos Lima, que deverá ser aclamada pelos mais de 300 botucatuenses durante o Processo de Eleições Diretas (PED), a ser realizado em 08 de setembro.

 

O evento de lançamento da nova direção do Diretório Municipal ocorrerá neste sábado, 24, às 10 horas, no Sindicato da Construção Civil (Rua Cel. Manoel Luís dos Santos, 365 - Vila São Lúcio), e contará com a presença de filiados históricos, simpatizantes e autoridades do partido. Este ano a legenda terá chapa única para seu quadro administrativo, conforme consta no calendário do PED. A eleição e posterior ratificação do nome de Janete será no dia 8 de setembro, quando os demais componentes da mesa diretora serão conhecidos.

A vice-presidência do Partido, bem como a Comissão Executiva (secretarias), será escolhida pelos membros eleitos na Chapa do Diretório Municipal. Petistas históricos de Botucatu abriram mão da participação no Diretório em nome da renovação partidária, e estão compondo as comissões de ética e conselho fiscal.

Janete sucederá Everaldo Rocha no comando de um dos mais tradicionais partidos políticos do interior paulista. A futura presidenta da legenda tem 60 anos, bacharel em serviço social pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e é filiada ao PT desde 1985. Possui atuação junto aos movimentos sociais, sendo que sua trajetória de vida se mescla à do partido. Participou ativamente da consolidação petista como o maior partido de esquerda da América Latina. Durante a gestão de Luiza Erundina como prefeita de São Paulo (1989-1993), trabalhou no Anhembi Eventos e Turismo, além de articular implantação de políticas culturais da capital paulista. Em 1995 ingressa na União de Movimento de Moradia (UMM), na luta pela regularização fundiária de favelas do Butantã e de outros conjuntos habitacionais de São Paulo. Como ação social, intercedeu pela criação do cursinho pré-vestibular a jovens de baixa renda nas favelas, em parceria com a Associação de Educadores da Universidade de São Paulo.

 

Já na década de 2000, Janete participou internamente da construção de políticas sociais adotadas pelos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e de Dilma Rousseff (2011-2016). A partir de 2014 assessorou o então vereador e depois deputado estadual e federal, Vicente Cândido. Está em Botucatu desde 2015, onde tem colaborado ativamente com o Diretório Municipal.

 

Para Everaldo Rocha, atual presidente do PT de Botucatu, a escolha do nome da nova presidente foi consenso e representa a oxigenação necessária para os futuros desafios que o partido terá, em um primeiro momento, na organização local. “Como é possível ver Janete tem sua história de vida baseada no Partido dos Trabalhadores e nos Movimentos Sociais, de modo que sua história se confunde com a história do partido”, frisou.

 

O foco dos trabalhos, segundo a nova presidente, é de tornar os debates de questões em âmbitos local e nacional mais próximos da população, com a reafirmação do partido junto às discussões para o desenvolvimento social e econômico. “Buscaremos popularizar os debates quanto à implantação de políticas que mudem radicalmente os direitos básicos do brasileiro, evitando que tenhamos retrocessos significativos, como está ocorrendo com a Reforma da Previdência”, disse. “O PT tem a característica de construir propostas coletivas, com a participação de todos os segmentos da sociedade, a fim de sempre apresentar propostas inclusivas e não somente que privilegiem determinados setores”, enfatiza Janete.

 

Ciente do novo desafio frente ao partido, a nova presidente petista frisa ainda o trabalho de aproximação com filiados e reafirmar a importância do partido como um dos mais significativos da história política botucatuense. “O PT é o partido que mais cresceu nesses últimos meses em números de filiados. Isso se deve a muitos fatores: primeiro, devido à constatação que Lula é um preso político e também que o impeachment da presidenta Dilma foi um golpe parlamentar”, ressalta Janete. “Mesmo com todos estes percalços, temos um partido forte e unido em âmbito municipal, tendo um dos diretórios mais antigos de todo o país, contando com nomes de expressão que já ocuparam o Legislativo e também a administração municipal. Nossa História frente à administração botucatuense é exitosa, pois o programa que executamos recuperou Botucatu de uma grave crise de gestão o que possibilitou investimentos em diversas áreas”, completa a futura presidente.

 

O PT atualmente é a legenda com maior número de Diretórios Municipais permanentes em todo o país, com 3.187 representações. Botucatu tem um dos mais antigos DM’s, sendo fundado em 1982, contando com 305 filiados ativos. Por dois mandatos o PT esteve à frente da Prefeitura local (2001-2004 e de 2005-2008), sendo responsável pelo equilíbrio das contas públicas municipais, valorização do servidor público, retomada dos investimentos em habitação, saúde e segurança pública com a criação da Guarda Civil Municipal e, principalmente, a adoção da participação popular nas tomadas de decisão com o Orçamento Participativo.

 

Carlos Ramos, que já foi presidente do PT de Botucatu, encara novos desafios, e se lança candidato a coordenador regional do partido
 
No evento de lançamento da candidatura de Janete ao DM de Botucatu, também haverá o lançamento da candidatura de Carlão à coordenação da Macrorregião.
 
 
 
A Macroregião do PT é um órgão do partido que atua na formação política e apoio administrativo aos diretórios municipais. A região de Bauru, da qual o PT de Botucatu é vinculado, possui 52 cidades.
 
 
 
Carlão encabeça a chapa ”Uma Nova Macro está chegando”, em disputa com a chapa da atual coordenação. 
 
 
 
Carlão reúne apoios de peso na região, como a ex-vice-prefeita de Bauru, Estela Almagro, bem como de petistas históricos do PT, representados por Paulo Skromov, um dos fundadores do PT nacional.


Clique na foto e veja a relação dos inscritos da chapa "Unidade na Resistência"



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius