Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
06/11/2019
Novembro também é Azul para celebrar o Dia Mundial da Diabetes


No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, data criada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a população mundial sobre os problemas associados a doença, como a alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), e complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.
 
 
 
O Diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
 
 
 
Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente, aumentando os níveis no sangue. Quando a glicose fica alta por um longo periodo, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
 
 
 
De acordo com a OMS, estima-se que no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo a cada ano. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.
 
Em Botucatu, as unidades e serviços de saúde do Município oferecem testes de glicemia e acompamentos a pacientes com diabetes ao longo de todo o ano. Porém, durante o mês de novembro, as ações serão intensificadas para reforçar a necessidade de tratamento do paciente.
 
 
 
Para tirar dúvidas sobre o Diabetes, basta fazer um exame simples que mede a taxa de glicemia no sangue. Em caso de alteração, o paciente é encaminhado para exames mais detalhados e tratamento adequado.
 

Da Assessoria (PMB)
 
 

Ação para conscientizar e prevenir o diabetes 
acontece neste sábado na Praça do Bosque, em Botucatu

 

Neste sábado, dia 09 de novembro, acontece uma importante ação em Botucatu com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados, tratamentos e riscos do diabetes, uma doença silenciosa que já atinge grande parcela da população do Estado de São Paulo.

 

O evento será realizado na Praça do Bosque, das 9 às 13 horas, com uma série de atividades desenvolvidas pela Frepadi - Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, ABAD – Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético, APM – Associação Paulista de Medicina e Lions Clube, além de centenas de voluntários e profissionais das áreas da saúde, nutrição, educação física, empresas e instituições de ensino técnico e superior.

 

“Toda a região está convidada a participar, para que a gente possa informar sobre o diabetes e divulgar questões importantes do diagnóstico precoce, prevenção, fatores de risco, sintomas, cuidados e tratamento. Teremos nesse dia profissionais para realização de testes e exames de saúde, aferição de pressão arterial e índice de massa corporal. Na estrutura montada, serão feitas avaliação dos pés e massagem relaxante, massoterapia, HGT (pontinha do dedo), atividades físicas e orientação médica, tudo de forma gratuita para a população”, contou o deputado estadual Fernando Cury, coordenador da Frepadi.

 

Ainda de acordo com Cury, o trabalho promovido através da Frente Parlamentar já apresentou resultados positivos, como por exemplo, a aprovação da lei 16.576/2017, que institui no calendário oficial do Estado a Semana de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes.


“A semana acontece entre os dias 8 e 14 de novembro, um período dedicado à realização de ações que chamem a atenção para informação e diagnóstico precoce da doença, com promoção de eventos de conscientização, testes de glicemia (pontinha do dedo), medição e pressão arterial, atividades físicas e alimentação adequada”, afirmou. “Temos outra lei aprovada, número 17.119/2019, que assegura aos alunos com diabetes da rede estadual de ensino um cardápio de alimentação especial na merenda escolar, adaptado à sua condição de saúde. O trabalho da Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes continua em busca de mais conquistas e notícias positivas”, acrescentou.

 

 

PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL

 

09 DE NOVEMBRO – Prevenção e Cuidados na Praça
Praça do Bosque: 9 às 13 horas

 

Ações
- realização de testes / exames de saúde
- HGT (pontinha do dedo)
- índice de massa corporal
- aferição de pressão
- avaliação física
- atividades físicas
- podologia
- massoterapia
- cromoterapia
- orientação médica
- corte de cabelo feminino
- manicure
- barbeiro
- dança livre

 



11 DE NOVEMBRO – Ciclo azul de palestras
Auditório da APM Botucatu: 19 às 22 horas

 

- abertura
Fernando Cury (deputado estadual e presidente da Frepadi)

 

- “Diabetes e qualidade de vida”
Dra. Bibiana Prada de Camargo (endocrinologista e diretora da ABAD)

 

- “O papel do educador no tratamento do diabetes”
Dra. Adriana Barretto (doutora em biologia e técnica em nutrição)

 

- “Exercícios físicos e mudança do estilo de vida”
Prof. Dr. Leone Simonetti (profissional de educação física e saúde e doutor em nutrição humana aplicada)

- “Aspetos fisiológicos e tecnológicos de controle e ação médica”
Prof. Dr. Antônio Zuliani (doutor em pediatria e imunologia pediátrica)

LEIS APROVADAS

 

O deputado estadual Fernando Cury, presidente da Frepadi – Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, é o autor de leis e projetos de lei que beneficiam as pessoas com diabetes:

 

Lei 16.576/2017 – instituiu a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes, entre os dias 8 e 14 de novembro

 

Lei 17.119/2019 – assegura aos alunos com diabetes da rede estadual de ensino um cardápio de alimentação especial na merenda escolar, adaptado à sua condição de saúde

 

PL 962/2016 – remete à autorização do Poder Executivo para que seja concedida a isenção de ICMS aos alimentícios industrializados dirigidos às pessoas com diabetes, tornando mais acessíveis os produtos diet / zero açúcar

 

PL 964/2016 – autoriza o Poder Executivo a instituir a obrigatoriedade de realização de teste de glicemia capilar em alunos matriculados no 6º ano do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio, nas escolas da rede estadual

 

PL 966/2016 – obriga a realização de exame oftalmológico para diagnóstico de patologias oculares, muitas vezes, decorrentes do diabetes, em alunos do 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, da rede estadual

 

SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO, CONTROLE E COMBATE AO DIABETES - 2019

Realização
Frepadi – Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes
Abad – Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético
APM – Associação Paulista de Medicina
Lions Clube

 

Parceiros
Prefeitura de Botucatu
ETEC “Domingos Minicucci Filho”

Senac

Faculdade Galileu

Sabesp

Body Express

Grupo de Dança Harmonia Gitana

Instituto Embelleze
Osmarajá
Magali Portella Terapias Integrativas
Empório Saúde e Grãos


Da Assessoria




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius