Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
03/12/2019
Hotelaria em contêineres é ideia vencedora do Desafio Empreenda 2019


Rodada levou bom público ao Parque Tecnológico
Igor Medeiros (4toques comunicação)
 
 
Iniciativa encerrou 3ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação no Parque Tecnológico Botucatu
 
Pernoitar em um container, mas com todo o conforto de um hotel, a baixo custo e de forma sustentável. Este é o conceito da “Hospeda em Container”, ideia vencedora do Desafio Empreenda Botucatu / Programa Escola de Inovadores 2019. A premiação encerrou a 3ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação realizada no Parque Tecnológico Botucatu.
 
 
 
O projeto, concebido por Mauro Dias e Luis Tozzi, superou outras 20 ideias de negócio. Ele propõe a utilização de contêineres em desuso adaptados para a área hoteleira. Segundo os empreendedores, em 2005, mais de 700 mil contêineres encontravam-se abandonados nos portos apenas dos Estados Unidos. Isso acontece porque o container, depois de um certo tempo de uso, precisa ser descartado pela indústria de transporte. Assim a ideia seria de reaproveitar essas grandes estruturas metálicas, com muita tecnologia e inovação.
 
 
 
“Vamos ser a solução para aquele viajante onde não tem onde ficar. Através de aplicativo ou site, o cliente pode fazer a reserva. Já no local, ele faz o check-in e pega a chave da sua suíte que é compacta e confortável. Com ar-condicionado, cama de casal, bancada de trabalho, TV e uma boa ducha. Lembrar que a sustentabilidade é um ponto forte do nosso negócio, com água aquecida pelo sol”, explicou Dias durante os três minutos de apresentação do seu pitch.
 
 
 
As oficinas e mentorias do Desafio Empreenda foram realizadas semanalmente, no período de três meses [setembro a novembro], em parceria com a Fatec Botucatu e do Núcleo Coaching de Carreira - NUC. Nestes encontros foram compartilhados, junto aos participantes, conteúdos e técnicas de criação e lapidação de um novo negócio (produto ou serviço). Tudo de forma gratuita.
 
 
 
“Participar do Desafio Empreenda sem dúvida foi uma experiência de extrema importância para a transformação e estruturação do nosso negócio. Tivemos a oportunidade de conhecer ferramentas incríveis nesta jornada, além de ter a oportunidade de conhecer através dos mentores informações ricas sobre como empreender de fato em nosso País. Agora sim estamos preparados para tirar a ideia do papel”, complementa Tozzi.
 
 
 
O Prof. Celso Joaquim, diretor da Fatec Botucatu, explica que a metodologia do programa Escola de Inovadores, da Agência de inovação do Centro Paula Souza, foi implantada no início deste ano. E visa disseminar a cultura empreendedora junto aos alunos e toda comunidade.
 
 
 
"O empreendedorismo é uma importante opção de carreira e este programa contribui de forma significativa para o surgimento de projetos de inovação estruturados e que, seguramente, poderão transformar-se em negócios e empreendimentos, gerando trabalho e riquezas", enfatiza.
 
 
 
Além do “Hospeda em Container”, outros dois projetos [veja abaixo] foram premiados dentro do Desafio Empreenda 2019. Eles terão a oportunidade de usufruir seis meses de coworking e apoio de pré-incubação pelo Parque Tecnológico Botucatu.
 
 
 
Rodada
 
A terceira edição da Rodada de Empreendedorismo e Inovação 2019, realizada de 27 a 29 de novembro no Parque Tecnológico Botucatu, promoveu a discussão de temas atuais com especialistas em tecnologias e negócios de diferentes áreas.
 
 
 
Anderson Borille, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abordou o tema Indústria 4.0 e a conexão de demanda e oferta nesta nova tendência de mercado. Flávia Consoni, professora do Instituto de Geociências da Unicamp, aprofundou o conceito de "Cidades Inteligentes”.
 
 
 
A biomédica e empresária Débora Colombi compartilhou com o público a história de empreendedorismo da Genotyping, empresa de biotecnologia, especializada em sequenciamento de DNA. Já André Vitor Sobreiro Sigora, analista de dados do iFood, falou sobre como a Inteligência Artificial e análise de dados são mais que necessárias para quaisquer tipo de negócio.
 
 
 
A série de palestras da rodada foi encerrada por Jairo Pedroza, diretor da ITST Consultoria, empresa do setor de Tecnologia da Informação especializada no desenvolvimento de soluções SAP. Na oportunidade, ele contextualizou o modelo de empresas do futuro e como a tecnologia norteará o desenvolvimento dela nos próximos anos.
 
 
 
Ao longo do evento, 25 empresas e instituições de Botucatu também puderam expor seus projetos de negócios e iniciativas ligadas à inovação. Para o diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Carlos Alberto Costa, toda a programação da rodada foi pensada justamente para potencializar o empreendedorismo e compartilhar as boas ideias de negócio que são realizadas em Botucatu e região.
 
 
 
“A Rodada de Empreendedorismo e Inovação vem melhorando a cada ano. Nesta terceira edição tivemos uma média de público maior, o lançamento da exposição de banner pelas instituições e empresas, com 25 banners expostos e a apresentação dos projetos desenvolvidos no Programa Empreenda Botucatu 2019. O dobro do ano passado. Todos estes fatores mostram que 2019 foi um ano de sucesso, apesar das dificuldades econômicas que atravessou o Brasil. E que venha 2020!”, enfatiza.
 
 
Melhores projetos Desafio Empreenda 2019
 
1º lugar
 
Hospeda em Container: Autonomia e segurança no seu descanso
 
Idealizadores: Mauro Dias e Luis Tozzi
 
 
 
2º lugar
 
Biomaker: equipamentos laboratoriais a baixo custo
 
Lucas Hecker Vasques e Samuel Ferreira Batista
 
 
 
3º lugar
 
Bio Safe: rastreabilidade de alimentos
 
Bruna Bernardo do Amaral



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius