Educação conclui formação de professores no programa Ler e Escrever
Na noite de quarta-feira (11), no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada a última formação de 2015 do programa Ler e Escrever que contou com a participação de 79 professores atuantes no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Ao longo do ano letivo foram 140 horas de formação, divididas em quatro turmas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação através dos formadores e organizadores do curso, os supervisores escolares Wagner Codello e Conceição Degand.
De acordo com Wagner Codello, além de professores, também foi realizado formação continuada dos coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Fundamental do ciclo I, com a participação de 19 profissionais em 60 horas de formação.
“O programa está no segundo ano de implantação, realizado de forma gradativa, sendo que em 2016 serão contemplados os educadores do terceiro ano do Ensino Fundamental”, explica.
Ainda segundo Wagner, os principais objetivos do programa Ler e Escrever são as contribuições para uma formação sólida que permita às crianças aprenderem de maneira significativa os usos reais da escrita e da leitura, para que elas possam efetivamente atuar em condição de igualdade na sociedade.
Ao final da Formação, Wagner deixou uma mensagem emocionada aos educadores: “Agradeço a participação e o grande compromisso que os professores demonstraram ter com a aprendizagem de nossas crianças, fico realmente emocionado ao ver a dedicação e carinho que vocês têm pelos alunos e, sobretudo, a preocupação de ensinar melhor. O ler e escrever proporcionou muito mais do que uma simples proposta didática, ele contribuiu para uma grande reflexão da nossa prática docente, certamente saímos todos, formadores e professores, fortalecidos por ter enfrentado esse desafio gigantesco de olhar para si mesmo e tentar modificar o que for preciso para proporcionar mais e melhor as crianças; sem dúvida elas foram as grandes beneficiadas desse processo, desde a aprendizagem da língua escrita como também do resgate da infância, muitas vezes colocada no segundo plano em detrimento da obsessão por ensinar conteúdos, o ler e escrever nos mostrou que é perfeitamente possível ensinar com muita propriedade de forma divertida e agradável para as crianças”.
Educação/ Assessoria (PMB)