Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
21/11/2020
Grupo LINEAR é 3º colocado na fase inicial do Conservathon


Segunda fase definirá projetos de que receberão apoio financeiro

 

O time “LINEAR Avanti” formado por membros do Grupo de Pesquisas Avançadas em Inteligência Artificial no Setor Agroflorestal (LINEAR), foi o terceiro colocado na primeira fase do Conservathon, uma maratona online realizada em outubro, que buscou soluções sustentáveis e eficientes para proteger espécies e habitats, e promover o desenvolvimento da região da Grande Reserva Mata Atlântica.

O Conservathon é um evento promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em conjunto com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Paraná. A realização online foi feita pela startup Panic Lobster. O “LINEAR Avanti” participou da competição ao lado de outras 95 equipes, totalizando mais de 1000 inscritos, de 25 estados e 276 cidades.

O Grupo LINEAR foi criado em 2019, no Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu e é considerado o primeiro grupo de pesquisas avançadas em Inteligência Artificial (I.A.) no setor Agroflorestal criado no Brasil, segundo o diretório de grupos de pesquisas da CNPq. Constituído por graduandos, pós-graduandos e docentes, o LINEAR busca discutir e promover o uso da Inteligência Artificial (I.A.) no setor agroflorestal, difundir os conhecimentos, as pesquisas e avanços nessa área para toda a comunidade e estabelecer relações com os setores corporativo, governamental, científico, extensionista, entre outros.

No Conservathon, o grupo desenvolveu um projeto apresentando soluções para o tema da implementação de unidades de conservação em áreas naturais protegidas, para facilitar a fiscalização, o monitoramento da fauna e o turismo. Também denominado “LINEAR Avanti”, o projeto é um sistema de monitoramento de pessoas utilizando Inteligência Artificial, para ajudar na gestão das Unidades de Conservação.

Participaram do time “LINEAR Avanti”, a mestranda, cofundadora do grupo Flávia Luize Pereira de Souza e os graduandos Gustavo Henrique de Almeida Cervera, Renzo Negrini e Cauai Rodrigues Capozzoli. “Foi uma experiência muito boa poder conhecer melhor uma região que eu não tinha contato, além de contribuir de forma benéfica para a preservação da fauna e flora local. Também foi uma grande oportunidade de mostrar a força do grupo LINEAR e de seus colaboradores”, afirma Cauai.

O resultado das três equipes vencedoras da primeira fase do Conservathon foi divulgado no final de outubro. Na mesma data foi divulgada a seleção das 15 equipes que irão detalhar suas soluções na segunda fase do evento, com a oportunidade de receber mentorias e aceleração da Fundação Grupo Boticário, além de apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto. O resultado da segunda fase sai no dia 25 de novembro.

“É fundamental ajudar na proteção de espécies e habitats da Grande Reserva Mata Atlântica. Preservar o meio ambiente é fundamental, cuidar dessa preciosidade que cada vez mais sofre com nossas ações impensadas. As transformações sempre começam em algum lugar, e é através do agir e do criar que progredimos constantemente”, disse Flávia Luize. “Que venha agora a Fase 2 para detalhar a solução e colocar em prática. O projeto já é um sucesso, que venham os desafios. A jornada só está começando”.

Flyer Seed Carbon

No mesmo evento, o cofundador do Grupo LINEAR, Mateus de Campos Leme, junto ao graduando em arquitetura Gustavo Melo, a graduanda em administração Tamires Castro e a mestranda Nathália Dias, também participaram, apresentando uma ideia inovadora, nomeada “Flyer Seed Carbon”, visando a resolução do problema do extrativismo ilegal do palmito-juçara (Euterpe edulis Mart.), por meio de sequestro de carbono e enriquecimento florestal.

O estímulo à participação do grupo de pesquisas na competição vem do engajamento de seus integrantes que, atuando em conjunto, buscam formas de colocar em prática ideias inovadoras para a conservação do meio ambiente. “O evento foi muito enriquecedor, em termos de aprendizado técnico, networking, ideações inovadoras e aproximação com o empreendedorismo. E gostaria de parabenizar o time “LINEAR Avanti” pelo excelente desempenho em um evento cheio de pessoas talentosas”, afirma Mateus de Campos Leme.

Na opinião de Gustavo Melo, eventos como o Conservathon são muito importantes para o desenvolvimento de inovação. “Podemos extrair na criatividade das pessoas, ideias que se transformam em melhorias para o cotidiano da sociedade. Para nós, especificamente, o evento colaborou bastante com o networking, apoio e mentoria da equipe".

Acompanhe o Grupo LINEAR:

 

 linear.unesp@gmail.com

 

 https://www.facebook.com/linear.inteligencia/

 

 https://www.instagram.com/linear.inteligencia/

 

https://www.youtube.com/channel/UCyF_KdE6K0aP6WYP-2HzDHA/featured

 

Da assessoria (FCA/Unesp)

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius