Botucatu, terça-feira, 23 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
16/12/2015
Saúde Mental de Botucatu promove ato de repúdio à exoneração de ex-coordenador nacional


Profissionais, usuários e outras pessoas envolvidas diretamente com os principais serviços de Saúde Mental em Botucatu promoveram na tarde de segunda-feira (14), em frente ao Espaço Saúde – Profª Cecília Magaldi, um ato em repúdio à exoneração, oficializada no dia 10 deste mês, de Roberto Tykanori, ex-coordenador nacional de saúde mental, álcool e outras drogas do Ministério da Saúde. 
 
No lugar de Tykanori, assumiu Dr. Valencius W. Duarte Filho, que na década de 90 dirigiu a Casa de Saúde “Dr. Eiras de Paracambi”, no Rio de Janeiro, conhecido como maior hospital psiquiátrico particular da América Latina e que foi fechado em 2012 após denúncias de violações de direitos humanos.
 
A nomeação de Valencius Duarte e a destituição de Tykanori por parte do Ministério da Saúde gerou uma reação imediata da comunidade que há anos atua na luta antimanicomial brasileira, sustentada pela lei federal 10.216/2001, que “dispõe sobre proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental”. 
 
Na manifestação, intitulada “Abraça RAP - Rede de Atenção Psicossocial”, foram levados cartazes em prol ao fim dos manicômios e indignação quanto a decisão do Ministério da Saúde. De mãos dadas, os participantes do ato também promoveram um grande abraço no entorno do Espaço Saúde. Em todo o País, outras entidades como a Associação Brasileira de Saúde Mental, Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, Conselho Federal de Psicologia, entre outras, também já se manifestaram publicamente sobre o caso.
 
“O Dr. Valencius Duarte é uma pessoa que publicamente defendia a internação e outras formas mais antiquadas de tratamento da pessoa com distúrbio mental, pensamento este que vem na direção contrária à reforma psiquiátrica atual. Bandeira esta que Tykanori sempre lutou. Então essa mudança pode ser entendida como um grande retrocesso”, argumenta o secretário municipal da Saúde, Dr. Claudio Lucas Miranda. 
 
Em Botucatu, a Rede de Atenção Psicossocial é bastante integrada. Além do CAPs 1 [Centro de Atenção Psicossocial], que promove mais de 11 mil atendimentos/ano e está sob gestão da Secretaria Municipal da Saúde, a Cidade conta com o suporte do Centro de Atenção Integral à Saúde – Cais Prof. Cantídio de Moura Campos [administra CAPs AD, CAPs 2, Oficina Terapêutica Girassol e Ambulatório Regional de Saúde Mental]; do Sarad (Serviço de Atendimento Referência Álcool e Drogas); do Departamento de Psiquiatria da Unesp; além de outras entidades parceiras que trabalham na ressocialização do paciente com transtornos mentais.
 
Com assessoria PMB (fotos divulgação)

Cclique na foto para ampliar
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius