Botucatu, terça-feira, 23 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
21/12/2015
Hemocentro de Botucatu precisa de sangue para atender possíveis demandas de final de ano


Hemocentro precisa de doações para ter seus estoques normalizados

Todos os tipos sanguíneos são necessários, porém os tipos A positivo, A negativo e O negativo estão com o estoque reduzido
 
 Tradicionalmente no final do ano, devido ao aumento de circulação de veículos nas estradas, o número de pessoas que são socorridas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) é maior, devido ao aumento de acidentes rodoviários. Em contrapartida, a doação de sangue diminui, uma vez que as pessoas que habitualmente doam estão se preparando para as festas ou saem de férias e não estão na cidade.
 
Segundo Silvio Neves, coordenador do Hemocentro do HCFMB, os estoques de bolsas de sangue estão precisando de reforços. "Com o período de festas natalinas se aproximando, aumenta a preocupação com o estoque de bolsas de sangue e outros hemocomponentes para atender a demanda e assistência dos serviços de saúde de Botucatu e região. Os números de bolsas de sangue mudam constantemente, porque não sabemos qual vai ser a demanda", explica.
 
Neves fala que a maioria dos grupos sanguíneos está com o estoque considerado normal, porém como a tendência é aumentar o número de atendimentos, a situação é preocupante. Os grupos sanguíneos mais críticos são o A positivo, que tem armazenados 72 bolsas, O negativo, que tem estoque de 33 bolsas e o A negativo, que está com o estoque crítico, com apenas três bolsas. A tendência é que esses estoques críticos só atendam a demanda de três dias. "Estamos em alerta, principalmente porque é época de festas e feriados prolongados. O movimento de nossas estradas aumenta consideravelmente e o risco de urgências e emergências também, além da demanda normal do dia a dia. Precisamos de todos os grupos sanguíneos", conclui.
 
O Hemocentro fica no câmpus da Unesp de Botucatu, em Rubião Júnior, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 7h às 12h30. Nesse período de festas, o órgão não funcionará nos dias 21, 24, 25, 26, 29 e 31 de dezembro e nos dias 1 e 2 de janeiro. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo do número (14) 3811-6234.
 
Assessoria/ 4toques comunicação



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius