Botucatu, quinta-feira, 18 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
05/01/2016
Livro explica o metabolismo humano para motivar hábitos alimentares saudáveis


Pesquisadora do Instituto de Química da USP apresenta conceitos relacionados ao metabolismo energético para leigos
 
Diego Freire | Agência FAPESP
 
Para ajudar a população no enfrentamento de doenças metabólicas cada vez mais frequentes, como obesidade e diabetes, e na adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, foi lançado o livro O que é metabolismo? Como nossos corpos transformam o que comemos no que somos, de Alicia Kowaltowski, pesquisadora do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP).
 
As dúvidas são muitas: por que certas pessoas parecem ter mais facilidade para engordar? Dietas, suplementos nutricionais e antioxidantes são realmente eficazes? Para Kowaltowski, que também é médica, mais numerosas e confusas são as respostas, muitas delas carentes de fundamentação científica.
 
“Muita gente culpa o metabolismo por muita coisa, mas não sabe exatamente do que se trata. Há uma curiosidade geral relacionada ao metabólico energético, mas que acaba sendo tratada de forma pouco ou nada científica, porque há muita informação imprecisa e distorcida quando se fala de corpo humano e alimentação." Diante disso, o livro apresenta conceitos científicos sólidos por meio de uma linguagem clara e mais acessível, explicando os princípios por trás dos processos metabólicos de uma forma agradável e com exemplos cotidianos.
 
Kowaltowski é responsável pela pesquisa Bioenergética, transporte iônico, balanço redox e metabolismo de DNA em mitocôndrias, realizada com apoio da FAPESP, e uma das pesquisadoras principais do Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela Fundação.
 
Os trabalhos giram em torno das reações químicas que ocorrem dentro do organismo e que têm a função de produzir ou transformar moléculas. O livro ajuda a compreender conceitos relacionados a essas reações, explicando o que são radicais livres, hormônios e doenças metabólicas, entre outros termos, permitindo que o leitor compreenda como uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis atuam na prevenção de doenças e na qualidade de vida.
 
A autora explica, por exemplo, como os alimentos são convertidos em moléculas que constituem nosso organismo e em energia para o funcionamento do corpo, descrevendo a regulação do metabolismo por hormônios e tratando das principais doenças metabólicas, como obesidade, diabetes do tipo 2, dislipidemia e patologias cardiovasculares e neurovasculares. Para isso, Kowaltowski conta o que são e como funcionam as mitocôndrias, as “baterias das células”.
 
“A maior parte dos alimentos que comemos é transformada na energia que nos mantém vivos, capazes de pensar, movimentar-nos e manter nossos corpos funcionando. Essa produção de energia acontece predominantemente nas mitocôndrias, pequenas vesículas dentro de nossas células que agem como baterias ou pilhas biológicas, extraindo energia dos alimentos por meio de reações bioquímicas e fornecendo-a às células”, explica o livro.
 
A obra trata também de como os hormônios regulam o metabolismo e explica o papel das vitaminas, dos minerais e do oxigênio, contemplando ainda organismos-modelo. O leitor pode se surpreender com o fato de que o metabolismo do Saccharomyces cerevisiae, levedura utilizada na produção do pão e da cerveja, é muito parecido com o nosso, o que o torna o organismo-modelo eucariótico – cujas células apresentam duas partes distintas, o citoplasma e o núcleo – mais usado em estudos laboratoriais.
 
Por meio dessas informações, o livro aborda questões de ordem prática, a exemplo do impacto de diferentes tipos de dieta no metabolismo, como o vegetarianismo, os regimes que eliminam o consumo de carboidratos e a amplamente difundida dieta mediterrânea.
 
Para a autora, cortar completamente carboidratos da alimentação pode ser uma maneira eficiente de perder peso, mas o custo para a saúde é alto, já que tal dieta pode levar a perda de massa muscular e formação de produtos ácidos e de altos níveis de ureia. Evitar o consumo de produtos animais também não se justifica do ponto de vista metabólico, porque as proteínas do organismo humano só podem ser produzidas a partir de outras proteínas e as vegetais podem não fornecer todos os aminoácidos necessários.
 
Segundo a pesquisadora, o saudável é uma alimentação que inclua carboidratos, proteínas e gorduras em moderação, obtidos de uma variedade grande de alimentos frescos. Kowaltowski também trata no livro de questões relacionadas a políticas públicas, como a importância de se manter o financiamento da ciência básica e o uso de plantas transgênicas.
 
O que é metabolismo? Como nossos corpos transformam o que comemos no que somos 
Autora: Alicia Kowaltowski 
Lançamento: 2015 
Preço: R$ 39 
Páginas: 112
 
Mais informações: Oficina de Textos 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius