Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
05/01/2016
Obras da UPA 24 horas avançam na Região Leste


Apesar das cores partidárias governo Dilma continua investindo em Botucatu. A construção prossegue a todo vapor
 
Em rítimo acelerado, obras da UPA avançam na região leste
Assessoria PMB - Foto Cesar Culiche 
 
A construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) prossegue a todo vapor na região leste da Cidade. O prédio, de pouco mais de mil metros quadrados, está sendo erguido em um amplo terreno de 2.500 metros quadrados localizado no Jardim Bandeirantes. As obras estão a cargo da Mulotto Construções Ltda. que mantém uma equipe de 15 trabalhadores atuando em dois turnos no local.

A parceria entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo Federal permitirá a ampliação do atendimento de urgência e emergência no município, priorizando uma das regiões mais populosas da Cidade, desafogando o Pronto Socorro Adulto e o Pronto Socorro Pediátrico. O investimento na construção da unidade é de R$ 2.530.000,00.

A obra avança em ritmo acelerado já chegando à etapa de cobertura. Agora os trabalhadores deverão concentrar esforços no assentamento de batentes e na instalação dos sistemas hidráulicos. Se as condições do tempo se mantiverem favoráveis, a previsão é que a obra seja concluída entre os meses de maio e junho. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ainda terá que realizar a compra de todos os equipamentos e mobiliário e definir os termos do contrato de gestão da unidade que deverá ficar a cargo de uma Organização Social (OS). A estimativa é que sejam contratados de 50 a 60 profissionais que deverão passar por amplo treinamento. Desta forma, a UPA deverá entrar em funcionamento em meados dos meses de agosto e setembro.

“A construção desse equipamento na região leste foi criteriosamente definida por se tratar de uma região muito adensada e com grande necessidade de assistência em saúde. Com relação ao número de médicos que atuarão na UPA, o Ministério da Saúde nos coloca a necessidade de ter pelo menos três plantonistas a cada 12 horas (seis médicos por dia). Uma UPA – Porte 1 como a nossa terá capacidade para atender cerca de 250 pacientes a cada 24 horas”, informa o secretário municipal de Saúde, Cláudio Lucas Miranda.

Nesta quarta-feira (6), o prédio passará por uma vistoria das vigilâncias sanitárias do estado e do município para atestar que a construção está de acordo com o projeto original e atende a legislação vigente.

Equipamento - O projeto definido para o município, em parceria com o Ministério da Saúde, prevê a construção de uma UPA Porte 1. O projeto inclui áreas para Pronto Atendimento, Procedimentos, Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Administração, Urgência, Observação, Apoio Técnico/Logístico.

O setor de Pronto Atendimento contará com sanitários públicos, recepção, serviço social, sala para classificação de risco e consultórios. Na área destinada a procedimentos haverá salas para curativos, suturas, aplicação de medicamentos/hidratação e inalação. O setor de apoio diagnóstico e terapêutico incluirá eletrocardiografia, coleta, sanitário, depósito de materiais de limpeza, raio-x, vestiário, câmara escura, arquivo de chapas, gesso/imobilização de fraturas e área de espera do diagnóstico. 

A área administrativa contará com administração, informação e protocolo, sala de reuniões, direção e arquivo médico. O setor de urgência terá ambientes para desembarque de ambulâncias, guarda macas, higienização, sala de urgência, posto policial, sanitário, guarda temporária de cadáveres, depósito de material de limpeza, armazenamento temporário de resíduos e embarque funerário. 

No setor de observação serão construídos posto de enfermagem, banheiros, área de serviços, salas de observação masculina e feminina, quarto individual de curta duração e observação pediátrica. 

A área de apoio técnico/logístico incluirá ambientes para recepção e limpeza (setor sujo), roupa suja, depósito de equipamentos, preparo e esterilização (setor limpo), material esterilizado e roupa limpa, vestiário feminino, copa dos funcionários, banheiros, plantão feminino, plantão masculino, sala de estar, vestiário masculino, almoxarifado, CAF (armazenagem, controle e distribuição/dispensação de medicamentos), refeitório, copa de distribuição, controle de ponto, central de gases, resíduo biológico e comum, resíduo tóxico e gerador de energia.

UPA 24 horas - A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) é um dos Componentes da Rede de Atenção às Urgências. A implantação deste Programa é uma das estratégias do Ministério da Saúde para reorganizar, qualificar e fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências no país. O programa foi instituído em 2008 criando incentivo financeiro para melhorar a infraestrutura dos estabelecimentos de saúde que ofertam este tipo de serviço, em que os resultados esperados são: prover condições adequadas para o funcionamento das unidades, melhorando a qualidade da atenção prestada e a ampliação do acesso.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs oferecem estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. 
 
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius