Botucatu, terça-feira, 23 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
12/01/2016
FMB recepciona alunos do sexto ano de Medicina


Boas-vindas foram dadas no Salão Nobre da Faculdade na manhã desta segunda-feira, 11.
 
Dirigentes da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recepcionaram na manhã desta segunda-feira, 11, os alunos do sexto ano do curso de Medicina. O encontro ocorreu no Salão Nobre da FMB e contou com a presença da vice-diretora da Faculdade, professora Maria Cristina Pereira Lima (Kika).
 
Este é o último ano da graduação em Medicina para os estudantes e é considerado um dos mais importantes, pois é o período em que complementam o internato – quando passam por estágios obrigatórios. “Deixem-se tocar pelos pacientes, preocupem-se com eles. Isso dá um outro sabor para a medicina, para a prática médica”, sugeriu professora Kika. A vice-diretora fez um discurso ressaltando a importância do profissional da área médica frente as enormes desigualdades existentes na população.
 
A coordenadora do curso, professora Jacqueline S. C. Teixeira Caramori, deu as boas-vindas aos veteranos, destacando o elevado potencial da turma. Falando sobre a importância de estabelecer uma boa relação entre médico e paciente, professora Jacqueline também lembrou o relevante papel do SUS na formação dos alunos. “Olhem para as pessoas que estão na frente de vocês e, como muitos de vocês já sabem fazer, façam essas pessoas sorrirem”, frisou.
 
Para a presidente da Comissão de Internato, professora Joelma Gonçalves Martin, o retorno dos estudantes de Medicina é um momento importante para a Faculdade. “A escola quer formar, como sempre, médicos diferenciados academicamente, mas humanisticamente também”, lembrou. A docente desejou sorte aos alunos nesta última etapa da graduação. “É importante que vocês tenham uma formação diferenciada. Vocês são alunos diferenciados por estarem aqui, vamos complementar. Vamos fazer melhor, mais bonito, de forma magistral”.
 
O chefe de gabinete do HCFMB, André Balbi, participou da recepção aos alunos do sexto ano e deixou sua mensagem de boas-vindas. Para ele, essa é uma etapa em que a vida dos estudantes passará por um processo de amadurecimento progressivo e contínuo.“É um ano muito prazeroso, muito difícil, mas muito proveitoso”, disse.
 
Sobre o curso de graduação em Medicina
 
O currículo é dividido nos três ciclos: básico (1ª e 2ª séries), profissionalizante (3ª e 4ª séries) e internato (5ª e 6ª séries). Os cenários utilizados nas atividades de formação médica são: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, Centro de Saúde Escola (CSE) e hospitais de nível secundário (Hospital Estadual de Botucatu e Bauru e Hospital do Bairro de Botucatu).
 
Assessoria FMB/ UNESP



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius