Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
15/01/2016
Engenharia de Segurança do HCFMB finaliza Planejamento Estratégico para 2016


Representantes do SESMT
 
Preocupação do setor com a saúde do trabalhador e com a melhoria dos processos é prioridade
 
Na manhã da última quinta-feira (14), na Sala de Reuniões da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), foi finalizado o Planejamento Estratégico do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em reunião com o Departamento de Auditoria, Avaliação e Controle (DAAC), contendo as diretrizes para o ano de 2016.
 
Segundo Dra. Maria Justina Felippe, Diretora do Departamento de Auditoria, ficaram estabelecidos três eixos de ação com base nos seguintes itens: ações com a equipe interna, pactuações com fornecedores do Complexo HC e expectativas dos clientes internos junto ao SESMT. Dentre as características de elaboração do Planejamento, esses eixos foram alinhados à Missão e à Visão do SESMT, definidas como:
 
Missão:
Relacionada à Pesquisa - Colaborar com melhorias na disseminação do conhecimento do interessado em atuação na área de Segurança e Medicina do Trabalho, com estímulo à capacitação individual e preocupação com as necessidades na área de abrangência do SESMT.
Relacionada à Assistência - Prestar atendimento especializado preventivo e corretivo, qualificado e hierarquizado aos servidores do Complexo HC, comprometendo-se com a ética e o respeito ao ser humano.
 
Visão: Ser reconhecido como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, regulamentado pela norma regulamentadora nº 04 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) capaz de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.
 
De acordo com João Gonçalves da Cruz, diretor do Núcleo, o SESMT (atuante no HCFMB há quatro anos) realiza reuniões periódicas com a assessoria da equipe do Departamento de Auditoria desde abril de 2014, dentro do enfoque das "Oficinas de Gestão", e os benefícios referentes ao desenvolvimento do setor foram nítidos. "A experiência em elaborar o Planejamento Estratégico, bem como suas tarefas para 2016, vem acrescentar e aprimorar conhecimentos, melhorando as atividades desenvolvidas com foco na promoção da saúde e proteção da integridade do trabalhador", completa.
 
Os membros da equipe envolvida com as atividades do SESMT reforçam também que o planejamento norteia as ações a serem realizadas, integra a equipe em busca de objetivos práticos e melhora a visão dos resultados almejados.
 
João afirma ainda que as ações estabelecidas serão desenvolvidas e avaliadas pelo Departamento de Auditoria por meio dos Indicadores propostos no Planejamento Estratégico. Dentre eles, estão o Número de Notificações de Acidentes de Trabalho e Trajeto ocorridos no mês e os Índices de Funcionários Imunizados no mês e de Não Conformidades Detectadas nas Avaliações das Empresas Terceirizadas, num total de 19 indicadores caracterizados em Estrutura, Processo e Resultado. 
 
Foram concluídas também as Normas e Rotinas (07), os POPs, as Avaliações dos Requisitos Legais (02), Mapa de Processo (04) e os Instrumentos necessários à gestão participativa do SESMT no Complexo HC. "Durante o desenvolvimento das oficinas observou-se nítida preocupação e envolvimento de todos os membros da equipe. Estiveram comprometidos com a elaboração de documentos e ferramentas capazes de organizar e direcionar todo o trabalho necessário à gestão de 2016, além da disponibilidade de melhorar seus resultados, evidenciados nos painéis de indicadores", finaliza Dra. M. Justina.
 
Assessoria/ 4toques comunicação - foto divulgação



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius