Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
22/01/2016
Alunos do ensino básico serão orientados sobre doenças tropicais


FMB/Unesp participa de programa de extensão durante uma semana com aulas a estudantes.
 
Na próxima segunda-feira, 25, a partir das 9 horas, será realizada na Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) a abertura do programa de extensão “Difundindo e popularizando a ciência na Unesp: integração entre Pós-Graduação e Ensino Básico”. Conhecida como “curso de férias, a iniciativa, desenvolvida há nove anos, tem o objetivo de difundir e popularizar a ciência por meio de aulas destinadas a alunos do ensino básico de escolas públicas da rede municipal e estadual de Botucatu e região, com participação da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).
 
Os visitantes virão, além de Botucatu, dos municípios de Laranjal Paulista, Conchas, São Manuel, Barra Bonita, Itatinga, Pardinho, entre outras cidades. Os alunos dos programas de Pós-Graduação da Unesp vão tirar dúvidas dos participantes sobre os mais variados temas das áreas de Botânica, Reprodução, Genética e Doenças Tropicais, este último coordenado pelo professor Rinaldo Pôncio Mendes, o professor Tietê.
 
A participação na iniciativa soma para os programas de Pós-Graduação pontos importantes na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É uma forma de estimular a melhoria do ensino público, além de ensinar os pós-graduandos a difundirem ciência.
 
Antes de tirar dúvidas sobre os mais diversos questionamentos dos estudantes, os alunos de pós-graduação passarão por um treinamento, que durará cinco dias e consistirá no fornecimento de orientações pelos docentes de cada disciplina com a finalidade de haver bom aproveitamento de todos os envolvidos.
 
"Do amarelão às picadas de cobra: um passeio pelas doenças tropicais" 
 
Professor Rinaldo Pôncio Mendes, o professor Tietê,  do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da FMB, foi o responsável pela Faculdade passar a fazer parte do projeto em 2012. Com isso, ele organizou uma das disciplinas que será ministrada durante o curso: “Do Amarelão às picadas de cobra: um passeio pelas Doenças Tropicais”. Em 2015, o projeto da FMB foi credenciado pela Rede Nacional de Educação e Ciência, responsável por coordenar estas atividades. 
 
 “Vários aspectos são muito importantes: integração entre universidade e comunidade; desenvolvimento de um programa de extensão, que é um dos pilares da universidade e de suas faculdades; melhoria da qualidade dos alunos do ensino básico, fonte de futuros universitários; melhoria da avaliação do programa de Pós-Graduação, uma vez que a Capes, que coordena os programas, vem valorizando muito este tipo de atividade; integração com a Prefeitura Municipal, que tem oferecido o transporte dos alunos do ensino básico à Unesp e o almoço”, destaca o professor Tietê.
 
Participam da disciplina os professores Lucilene Delazari dos Santos, que também atua na coordenação, Lenice do Rosário de Souza, Ruy Seabra Ferreira Jr, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, o médico Ricardo de Souza Cavalcante e o pesquisador Rodrigo Mattos dos Santos. “Vários pós-graduandos participam do projeto, com destaque para Tatiane Fernanda Sylvestre, Adriele Dandara Levorato e Priscila Zacarias de Azevedo. É importante registrar que alguns docentes do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais, que estão vinculados a outras unidades universitárias da Unesp, também têm colaborado com a realização deste curso”, finaliza o professor Tietê.
 
Assessoria FMB/ UNESP
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius