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OPINIÃO
29/05/2016
Tire o S da crise


Veja a fábula relatada por Benito Pepe

 
Por  Benito Pepe
 
Era uma vez um homem que vivia na beira de uma estrada vendendo cachorro-quente. Ele não tinha rádio, TV e nem lia Jornal. Preocupava-se apenas em produzir e vender bons cachorros-quentes. Prezava muito a qualidade do pão, da Salsicha e do atendimento ao seu cliente.
 
Ele também sabia divulgar como ninguém seu produto: colocava cartazes pela estrada, oferecia em voz alta e o povo comprava. Quando alguém passava em frente a sua barraca ele gritava: – olha o cachorro quente especial!
 
Usando o melhor pão e a melhor salsicha, o negócio como não podia ser diferente, prosperava. Ele começou a formar uma clientela fiel que voltava sempre e trazia cada vez mais gente para sua barraca de cachorro-quente, até que ele construiu uma grande loja e como estava prosperando cada vez mais, mandou seu filho estudar na melhor faculdade do país.
 
Um dia, seu filho já formado voltou para casa. E falou ao pai:
 
– Pai, você não ouve rádio, não vê TV, não lê os Jornais? A situação é crítica, o país vai quebrar.
 
Depois de ouvir isso, o homem pensou: “Meu filho estudou fora, lê jornais e vê TV. Deve estar com a razão.”
 
E com medo, e a fim de economizar preocupado com a tal crise, procurou um fornecedor mais barato para o pão e as salsichas de menor qualidade. Além disso, para economizar mais ainda, parou de fazer seus cartazes de propaganda que espalhava pela estrada. Abatido pela notícia da crise já não oferecia seu produto em alta voz. Ou seja, parou de fazer sua propaganda. (e como dizia o velho chacrinha: – “quem não se comunica se estrumbica”)
 
As vendas, é claro, despencaram até o negócio quebrar.
 
Então o pai muito triste, falou para o filho:
 
– Você estava certo filho, estamos no pior momento de todos os tempos.
 
Moral da história: o marketing é fundamental para o sucesso de um negócio.
 
E quando falamos em Marketing, temos que nos lembrar dos 5 Ps: Praça, Preço, Produto, Pessoal e Promoção.
 
A Praça é o local onde seu negócio está localizado. Ele é um bom local? É adequado ao seu produto e a sua clientela?
 
O seu Preço é competitivo?
 
O seu Produto é viável, necessário e de interesse geral?
 
O seu quadro de Pessoal atende bem a clientela, é preparado, atencioso, simpático, sabe se comunicar, está motivado?
 
E por fim, e tão importante quanto os outros Ps, não adianta de nada você estar bem localizado, ter um preço competitivo, ter um produto de qualidade e necessário, ter um excelente quadro de pessoal, se você não Aparecer, ou seja a promoção é o que fará com que todos conheçam seu produto e todos os outros Ps.
 
Diante da situação apresentada anteriormente eu pergunto: Estamos no pior momento de todos os tempos, ou estamos deixando de vender o nosso cachorro quente?
 
Como qualquer problema a crise vai passar e, em curto ou longo prazo, chegará outra. Mas isso não pode nos desanimar, faz parte da vida empresarial, da economia, do mercado.
 
Portanto o melhor a fazer é encarar a crise de frente, mas não deixando, contudo, ela influenciar seu espírito inovador, criativo, empreendedor e produtivo; faça esquecer-se dela e dê espaço para as novas perspectivas.
 
E aproveitando… Vamos comer um cachorro quente? Quero dizer com isso que não podemos nos abater nos momentos difíceis, não podemos esquecer-nos do lazer e de nenhum dos outros Quatro Pilares da Vida. Deus, a família, o trabalho e o próprio lazer.
 
Lembro-me de uma época em que muita gente ia a Ilha do Governador (no Rio de Janeiro), para namorar e comer o famoso “cachorro-quente da Ilha”. O Silvio Santos, no programa “Namoro da TV” comentava esse fato em rede nacional. Esse sanduiche parecia uma refeição, era imenso, diferente dos outros tradicionais daquela época. Alguém inovador começou a fazer um cachorro-quente que continha uma variedade imensa de opcionais e o seu sabor era especial e um grande diferencial. Dessa maneira todos “viajavam” só para ir até aquelas barracas na beira da praia do Jardim Guanabara na ilha do Governador, pois tinham um atrativo e algo que os motivava para tal investimento.
 
A criatividade, a inovação, a qualidade, o bom local (praça), o bom atendimento (pessoal), o bom preço e o excelente Produto, fazem o cliente procurá-lo. Nesse caso, a Promoção também se faz de “boca a boca” e até na mídia de maneira gratuita.



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