Botucatu, sábado, 20 de Abril de 2024
LINKS
OPINIÃO
08/06/2016
Assim como TV e rádio, Internet também
tem de ser de graça! Por Érick Facioli


Quando alguém compra um rádio, paga por ele. Mas quando ouve algum programa, não precisa pagar pelas ondas que o aparelho capta do espectro eletromagnético para usá-lo. Do mesmo modo, ocorre com televisores, celulares e afins. Isso parece bem lógico e justo, pois as frequências das ondas eletromagnéticas são propriedade de todos, como o são também a atmosfera, os raios solares, a chuva.


Do mesmo modo deveria ser com a internet, que se enquadra nessa mesma lógica. Esse é um bem que não pode ficar disponível apenas para quem tem condições de pagar. Por isso, defendo a ideia do uso progressivo da internet grátis, disponibilizada pelo Poder Público a todas as pessoas, sem nenhum custo direto.

E isso pode ser feito por meio da instalação de pontos de wi-fi por toda a cidade, especialmente nos bairros, de modo que, para acessar a internet nessas condições bastaria apenas ao usuário um cadastro e o que ele já adquire para tal, ou seja, o computador, o celular etc.

A implantação desse sistema configura-se como a contemplação de um direito legítimo do cidadão à internet livre. E com o fim de parte da sua renda mensal para custear esse serviço, hoje indispensável para o ser humano, seu poder de compra aumentaria, beneficiando também o comércio local, já que esse montante permaneceria circulando em Botucatu. Não sairia daqui na forma de concentração de renda para o grande capital.

Outras vantagens da proposta são que contribui sobremaneira para a inclusão digital e para democratização da informação, que com a internet deixa de ser monopólio dos grandes conglomerados de comunicação.

Vale ressaltar que tal medida é viável e já vem sendo praticada por diversos municípios desde os meados dos anos 2000. Com boa vontade política é sim possível transformar Botucatu em uma “Cidade Digital”.

Érick Facioli é jornalista, pós-graduado em Gestão de Cidades e mestrando em Saúde Coletiva

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius