Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
OPINIÃO
07/08/2016
Desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Por Érick Facioli


Quando se fala em geração de emprego e renda, temos de falar obrigatoriamente sobre um desenvolvimento econômico real e sustentável de Botucatu, com preservação do meio-ambiente. Uma das propostas para canalizar esse trabalho é a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, englobando de forma integrada os setores de serviço, comércio e indústria.

Fora desse contexto, qualquer ação para promover o desenvolvimento econômico é evidentemente contributiva, porém o melhor a favor do emprego, da renda, do consumo e da arrecadação é trabalhar em todas as frentes ao mesmo.

As empresas são uma das instituições mais importantes e fundamentais da sociedade, porque nada se move em termos de benefícios sociais, cidadania e obras de infraestrutura sem atividade econômica. E quanto melhor por sua situação, melhor a qualidade de vida das pessoas e da comunidade. No entanto, o que temos visto normalmente, e isso em termos gerais, como cultura nefasta brasileira, é a pouca importância que o Estado dispensa às empresas, exceto pelo interesse no dinheiro delas via recolhimento de impostos.

Pensamos diferente, e queremos mudar esse quadro, no tocante ao que compete ao município e à capacidade que dispomos para usar a criatividade para fazer muito mais pelas empresas de um modo geral. No nosso ver, o Poder Público deve estar junto com as empresas, tomando consciência de suas diversas problemáticas, valorizando-as, ajudando-as no que puder, e criando as condições necessárias para que tanto empresários quanto trabalhadores possam usufruir da dignidade humana que o empreendedorismo proporciona a ambas às partes, no que lhes move em termos de lucro, geração e garantia de emprego e renda, bem como benefícios ao consumidor e ao município.

A empresa e seus trabalhadores são fundamentais para qualquer município. Sempre foi assim, é, e será sempre, porque com retração econômica, ou mesmo atividade econômica não ideal, com desemprego, tudo fica ruim e a pessoa humana acaba sendo sua maior vítima.

Em Botucatu, queremos criar um departamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável que possa traçar com grande efetividade, em parcerias com universidades, órgãos e entidades do setor, uma política de valorização das empresas locais, possibilitando automaticamente geração de emprego e renda, basicamente.

Nesse sentido, entendemos que temos que estimular o empreendedorismo, para que mais empresas sejam abertas em Botucatu, das pequenas às maiores. Também precisamos criar uma política específica de valorização e apoio às empresas existentes, em parceria com os órgãos e entidades do setor, bem como trabalhar para a promoção de cursos de capacitação, profissionalizantes, logística, processos e tecnologia.

Por outro lado, precisamos tomar medidas objetivas para reter em Botucatu recursos cuja saída não seja inevitável. Por isso, propomos duas ações que podem dar resultados imediatos: a instituição do passe-livre no transporte coletivo e a internet grátis em todas as regiões da cidade. Com sua implantação, milhões de reais anuais seriam mantidos em circulação aqui mesmo em Botucatu. As empresas de ônibus e as que comercializam internet retiram da cidade cerca de R$ 50 milhões anuais. E se a gente pode manter esse montante aqui, porque não fazê-lo. É melhor para todo mundo, pessoas, empresas locais e o próprio município, que teria aumentado sua arrecadação para mais obras, investimentos e programas sociais etc.

Outro aspecto é trabalhar para tornar Botucatu de fato uma cidade turística e sustentável, aproveitando o grande potencial paisagístico, rural e ecológico, além de estimular a realização de outros eventos nas áreas culturais, esportiva, de negócios, meio ambiente e outras. Botucatu sempre foi considerada uma cidade de potencial turístico. Precisamos tornar realidade material esse potencial, porque é fato: o turismo traz significativas divisas para qualquer município.
 

Além disso, temos que oferecer mais espaço para as empresas que aqui querem se instalar, criando novos distritos industriais e oferecendo incentivos que estimulem tal fato. Nosso município está numa região privilegiada no Estado, com acesso para várias rodovias, o que é muito levado em conta, em termos de logística, pelas empresas.

Temos que aproveitar essas condições para melhorar nosso desenvolvimento, para melhorar o nível de emprego, renda e arrecadação do município. Com coragem, criatividade e boa vontade podemos sim chegar a essa condição de excelência.

Érick Facioli - Jornalista, pós-graduado em Gestão de Cidades e mestrando em Saúde Coletiva




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius