Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
OPINIÃO
11/08/2016
Lavapés, o rio das nossas vidas. Por Berenice Balsalobre


A geração que, no início dos  anos 50, ainda não passou  a vestir calças compridas, cresceu no entorno do rio ou  dentro dele.E, antes dela, foram várias as gerações  de meninos e rapazes a desfrutar de suas águas.Do primitivo Bosque do Sossego, onde era possível nadar, pescar, remar e descansar nas tardes calorentas dos anos 20, às bicas e chafarizes que somente foram abandonadas quando já era impossível ficar perto de suas águas, o Lavapés foi referência para os botucatuenses.Foi para os namorados que, nos anos 10 do século XX, freqüentavam o Chafariz dos Amores; foi para os meninos que, travessos, insistiam em cruzar seu leito de fora a fora, desafiando as pedras pontiagudas, a procurar pelos cascudos tão escondidos em suas tocas; foi para os carroceiros que extraiam a sua areia e davam o pão à mesa de suas famílias; foi para as rezadeiras, que, apiedadas dos lavradores, lavavam os santos em suas águas benfazejas, a solicitar o fim das prolongadas estiagens; foi para as lavadeiras, que, com a ajuda de suas águas, faziam o contra-canto a seus amores e paixões; foi - o Lavapés – o Rio das Nossas Vidas, o mesmo que agrupou o primeiro magote de homens, índios, ou tropeiros e fixou-os para formar nossa cidade.Que venha logo,o último dia do resto da vida do Rio Lavapés : o primeiro sem tipo algum de esgoto. E que voltem as crianças,as flores, os peixes, as garças, a vida ...

O belo título e o texto acima foram escritos pelo historiador João Carlos Figueiroa, extraídos do livro “Lavapés – Água e Vida”, material didático para uso dos professores da rede municipal, complementar à sua formação sobre os aspectos sócio ambientais da cidade  e editado pela Prefeitura Municipal em 2008. Figueiroa  dedica algumas páginas à história do Lavapés, desde meadas dos 1800, a partir de uma foto histórica da cidade.

Destaca então como início da contaminação do Lavapés, a crise brasileira vivida após 1930, que coincide com a chegada de Getúlio Vargas e tem suas raízes na crise mundial de 1929. Diz “  A cidade mergulhou em vertiginoso “parafuso” e, quando os anos 50 chegaram, restava pouco daquela cidade vigorosa, ...O ramo dos curtumes aguentou, mas encolheu,... Assustada com o encolhimento de sua economia e a falta de empregos, a cidade fez vista grossa para os rejeitos do curtimento do couro que os curtumes sobreviventes continuavam a lançar  efluentes na Água da Boa Vista (que deságua no Lavapés)  no Córrego Tanquinho e no próprio Ribeirão Lavapés.

Prossegue Figueiroa, contextualizando a situação da crise no  abastecimento de água da cidade, apesar da perfuração de alguns poços artesianos e da construção de  alguns reservatórios elevados para o  armazenamento de água,  ... Mas o pesadelo estava apenas começando ...A crise do abastecimento antecedeu a desativação da coleta e o tratamento de esgoto. Por absoluta falta de recursos para investimento, optou-se por atirar os dejetos, que antes eram tratados, nos ribeirões Lavapés e Tanquinho. A caixa foi abandonada e não se falou mais nisso. De todos, esses pode ter sido o fator de maior impacto sobre a qualidade de vida na cidade de Botucatu, a poluição dos ribeirões, deliberada como opção.

Hoje o Lavapés não é mais depósito dos dejetos e a cidade tem tratamento de esgoto. Sua água tem maior oxigenação, mas o ribeirão Lavapés, marco cultural da cidade esta pouco celebrada. Suas margens estão sujas, e longe se ser um atrativo.

 Bom e justo seria  que o Lavapés inspirasse   beleza e poesia,  fosse fonte inesgotável de orgulho e amor da cidade,  como  o belo e emotivo texto e título, emprestado  do Figueiroa, que abre esta coluna. O Lavapés merece um Parque em suas margens, para que o encanto volte e o rio renasça.

 

Berenice  Balsalobre é Advogada e Ambientalista




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius