Botucatu, sexta-feira, 19 de Abril de 2024
LINKS
OPINIÃO
02/09/2016
Manifesto da Pastoral da Juventude Nacional contra o golpe parlamentar no Brasil. Por Everaldo Rocha


Prezado leitor, peço licença hoje para voltar as minhas origens e publicar um manifesto da Pastoral da Juventude Nacional, órgão ligado a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), publicado em seu portal no dia 31 de agosto de 2016.

Digo voltar às origens, porque fiz parte durante minha juventude desta pastoral, que contribuiu muito com minha formação religiosa, social e política. E tenho orgulho que ela se mantenha em favor da verdade e da vida plena para todos!

 

MANIFESTO DA PASTORAL DA JUVENTUDE NACIONAL CONTRA O GOLPE PARLAMENTAR NO BRASIL

“Pois eu sei como são numerosos seus crimes e graves os seus pecados: exploram o justo, aceitam subornos e enganam os necessitados junto à porta.

Odeiem o mal e amem o bem; restabeleçam o direito junto à porta”

(Amós 5, 12. 15a)

 

A Pastoral da Juventude nasceu democrática num país sem democracia. Os idos dos anos 70 ainda eram marcados pela tortura e autoritarismo que vitimaram tantos sonhadores e sonhadoras. Somos filhos e filhas da JAC, JEC, JIC, JOC E JUC. Somos filhos e filhas da revolução do amor e da comunhão evangélica das Comunidades Eclesiais de Base e da Teologia da Libertação. E, neste sentido, não podemos negar o sangue derramado pelos e pelas que nos precederam. A eles e elas tributamos: continuamos ao lado da Democracia!

Este foi o grito dado em resposta aos atentados às conquistas democráticas e das minorias de nosso país, reforçado no dia 18 de março de 2016 quando a Coordenação Nacional da PJ lançou nota em favor da democracia, em virtude do contexto turbulento de crise política e do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Este processo findou hoje, fatídico 31 de agosto, culminando com a saída da presidenta eleita democraticamente e a ascensão de um grupo usurpador ao poder.

Queremos desta forma, com os corações feridos, dizer: a PASTORAL DA JUVENTUDE NACIONAL NÃO RECONHECE O GOVERNO QUE SE INSTAURA NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Consideramos que o processo de impeachment representa um golpe parlamentar, jurídico e midiático. Ele leva ao poder um grupo político que não coaduna com o projeto vencedor nas urnas no pleito eleitoral de 2014.

Este grupo é o retrato histórico de uma elite conservadora e que sempre se associou aos ideais liberais de entreguismo do continente latino americano. Ela ameaça as conquistas populares recentes, flertando com políticas privatistas e corte de direitos.

Ressaltamos que nosso posicionamento não visa a defesa de nenhum governo, tampouco de nenhum partido, mas sim do Estado Democrático de Direito e, especialmente, das garantias constitucionais ameaçadas pelo grupo ministerial que assumiu recentemente o país.

Denunciamos, desta forma, a postura autoritária do governo golpista e rechaçamos o desmonte já iniciado com relação às políticas públicas e sociais, especialmente às nossas bandeiras históricas das Políticas Públicas de Juventude. Não reconhecemos nenhum membro deste grupo, uma vez que eles representam retrocesso e praticam um atentado às conquistas democráticas de nosso país. Por não reconhecer, também não faremos nenhum diálogo com qualquer que seja o ministério ou secretaria ligada a esse governo.

Seguiremos firmes com os movimentos populares e juvenis, entidades, grupos e associações que se colocam nas ruas para o reestabelecimento da Democracia, hoje duramente golpeada. Prezamos a pluralidade de ideias, o compromisso com a vida das Juventudes e o projeto de um país mais igualitário, humano e justo; e juntos e juntas queremos zelar por essas lutas.

Conclamamos os grupos de base de todo país a rezarem o momento político e se inspirarem na Palavra, que oferece resistência, resiliência e luz para dias difíceis. Não deixemos cair a profecia e nem a coragem de mudar. Vamos semear o amor e lutar por justiça!

Que a força do discipulado seja nosso elo de união: não nos calaremos!

 

“Chora a nossa Pátria mãe gentil

Choram Marias e Clarisses

No solo do Brasil”

(O bêbado e a equilibrista – Elis Regina)

Fonte: www.pj.org.br

 

Everaldo Rocha é presidente do PT/ Botucatu
Artigo publicado no Diário Botucatu em 02/09/2016




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius