Botucatu, sábado, 20 de Julho de 2024
LINKS
28/02/2024
Nebulização nesta quinta e sexta-feira na Vila Real e Parque Imperial


Mesmo com todas as ações da VAS é necessário continuar eliminando possíveis criadouros do mosquito.
 
 
Dando continuidade as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu realizará a atividade de nebulização (aplicação de inseticida), nesta quinta e sexta-feira, 29 de fevereiro e 1º de março nos bairros Vila Real e Parque Imperial, região oeste do Município. (veja o mapa)
 
A aplicação do inseticida será realizada através de nebulizador costal no período da manhã, das 8h30 até às 11h30 .
 
É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição. Jamais se automedicar.
 
 
Em 2024 já foram confirmados 1826 casos de dengue no Município; na região oeste já foram registrados 289 casos.
 
 
 
Sobre a nebulização:
A atividade de nebulização consiste na aplicação de inseticida a ultra baixo volume que tem por objetivo matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue. O produto agirá apenas no momento da aplicação, portanto a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.
 
Os agentes de combate às endemias visitarão os imóveis previamente e orientarão quanto à preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Após 20 minutos, os agentes retornarão para confirmar se o ambiente já está preparado para o bombista aplicar o produto.
 
O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 30 minutos. Em hipótese alguma, os bombistas retornarão aos imóveis que estavam fechados ou não preparados para receber o inseticida, portanto é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado.
 
Como preparar o imóvel para receber a nebulização:
– Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;
– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;
– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);
– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.
 
 
R E L A C I O N A D A
 
 
Alunos da escola Francisco Guedelha fazem caminhada de conscientização contra o mosquito da dengue

Foto Noticia Principal Grande
 
 
Os alunos distribuíram panfletos e falaram da importância sobre o combate ao mosquito.
 
Com o auxílio da Guarda Civil Municipal, cerca de 160 alunos da EMEF Prof. Francisco Guedelha promoveram na manhã desta quarta-feira, 28, uma caminhada nas ruas do Parque Marajoara, nos arredores da escola, entregando panfletos e conscientizando a vizinhança sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
 
 
De acordo com as gestoras da escola, Maria Teresa e Cláudia Sacramento, o projeto surgiu da necessidade de mobilizar a comunidade para a prevenção e combate a Dengue. “É preciso sensibilizar os alunos e a comunidade para que os mesmos se mobilizem sobre os cuidados que devem ter para evitar o crescimento de foco do mosquito”, explicou Maria Teresa.
 
 
Ainda segundo a gestora, os principais objetivos do projeto são: Informar os alunos e comunidade sobre os meios de propagação da dengue, em que qualquer lugar pode virar um criadouro como: pneus, garrafas vazias, caixas d`água destampadas, entulhos nos quintais, calhas, reservatórios de geladeira, tampinhas e outros; sensibilizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção da dengue; incentivar a comunidade escolar para a coleta seletiva do lixo; eliminar possíveis criadouros na escola e incentivar os alunos a verificarem nas próprias casas; e despertar no aluno o espírito combativo frente ao problema que o mosquito Aedes aegypti pode ocasionar.
 

Da Assessoria - PMB



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius