Botucatu, sábado, 20 de Julho de 2024
LINKS
08/04/2024
HCFMB participará de Campanha na Semana Nacional da Voz


Ações de conscientização e diagnóstico serão realizadas no Shopping Park Botucatu no próximo sábado, 13
 
"Nós cuidamos da sua voz para o mundo todo ouvir". Este é o lema da 26ª Campanha Nacional da Voz, que será realizada, no dia 13 de abril, das 10h às 18h, ao lado da Clínica Cuesta Saúde no Shopping Park Botucatu. A campanha é realizada em virtude das proximidades do Dia Nacional da Voz, lembrado em 16 de abril.
 
As ações serão promovidas pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial (ABORL-CCF) e pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) e clínica Cuesta Saúde. Os participantes serão atendidos por ordem de chegada e não há necessidade de agendamento prévio.
 
De acordo com a médica otorrinolaringologista do HCFMB Cláudia Mendonça Xavier, o foco principal do evento são os pacientes tabagistas (para diagnóstico precoce de câncer de laringe) e com queixa vocal, além de profissionais da voz, como cantores, professores e operadores de telemarketing. Porém, as ações estarão abertas a todos os interessados. "Quem está exposto a abuso vocal, por utilizar de forma constante a fala, está mais sujeito a alguma lesão benigna, mas o objetivo principal é detectar lesões pré-malignas ou malignas, relacionadas ao tabagismo e ao etilismo".
 
Neste dia, o participante responderá a um questionário similar a uma anamnese, para avaliação de sintomas, e realizará uma avaliação diagnóstica. "Se houver alguma alteração no exame e não for caso para cirurgia, o paciente será orientado a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Caso seja uma situação cirúrgica, a demanda será encaminhada para tratamento no HCFMB".
 
O exame que será realizado durante a campanha é a videolaringoscopia que, através de uma lente, realiza a avaliação da laringe e das pregas vocais. Não há limite de idade para a realização do procedimento.
 
Realizada desde 1998, a campanha também promove ações de conscientização em Ambulatórios e postos de saúde, sendo também classificada como uma atividade de extensão para os alunos da Graduação em
 
Medicina da FMB | Unesp. "Nos últimos anos, atendemos cerca de 100 participantes por edição, sendo identificados casos de lesões cancerígenas e de lesões pré-neoplásicas, como edemas de Reinke e leucoplasias, manifestadas como placa branca nas superfícies da mucosa oral, o que mostra a importância destas ações para o diagnóstico precoce de doenças e para divulgação dos cuidados e perigos relacionados com a voz", finaliza Cláudia.
 
Além da ABORL-CCF e da ABLV, a campanha conta nacionalmente com o apoio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e da Sociedade Brasileira de Canto.
 
 
Da Assessoria - HCFMB



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius